Mariana Ianelli

Escrevendo me sinto à vontade para pensar em tudo aquilo que eu acho que pede tempo para ser pensado. A escrita é onde me sinto livre e viva por dentro, é o lugar do meu tempo a salvo. Foi com o exercício regular da crônica que comecei a cultivar melhor esse espaço de liberdade, o que não deixa de ser curioso, porque a crônica é geralmente vista como um gênero inserido no tempo da notícia jornalística, do fato cotidiano, e essa noção por si só não dá conta de que também diariamente levamos uma segunda vida, interna, de que pouco se tem notícia, porque não desabrocha em acontecimento a toda hora, mas que está ali, que respira e é cotidiana, embora regida por outro tempo, outras leis. O fato de eu ser uma pessoa mais de “Relações Íntimas” que de “Relações Públicas” – usando uma expressão de Mario Quintana –, isso me faz tender para a sutileza em vez das coisas ditas de maneira escancarada. Isso também porque foi num mundo de nuances em que eu cresci e me criei, não num mundo “preto no branco”. Essas nuances, levadas para um texto, podem dar numa mistura sombria, calorosa, delicada, sensual, tensa, sinistra, as gradações são várias. A contundência do que é dito de maneira aparentemente sutil depende do grau de percepção de cada leitor. É nessa relação íntima com o outro que eu aposto quando escrevo, isso é o que me importa.
Mariana Ianelli é poeta, cronista e crítica literária; autora de Breves anotações sobre um tigre, Fazer silêncio, Treva alvorada, e outros livros de puxar leitor para dentro. Visite o site da Mariana: http://www2.uol.com.br/marianaianelli/
Na coluna De olho no autor, em depoimentos inéditos, escritores e editores contam detalhes das suas relações com as palavras, os livros, a literatura. Então, nesse espaço, toda semana, convido os autores a refletirem sobre a importância da escrita nas suas vidas, e os editores a revelarem o que acham mais sedutor num texto literário, quando o avaliam para uma possível publicação.
Deixe um comentário

