Será que borboleta escuta?

Depois de um longo tempo, volto a escrever aqui no site.

Parei de escrever porque não que estava conseguindo parar para as palavras. Mas, no fundo, elas é que me pararam bem agora.

Ser parado pelas palavras é uma das coisas que eu mais gosto na vida. Bem, tem vezes que é justamente a falta de palavras que me faz parar numa beleza vestida de coisa comum, num silêncio escandaloso, numa frase que alguém diz sem nem saber que está fazendo poesia.

Outro dia, no supermercado, perguntei à Francisca se borboleta escuta. Antes que alguém de estudo me esclareça, essa é uma dúvida que eu não quero tirar. A maior estudiosa no assunto já me desorientou o suficiente. Fiz a pergunta só para saber o que a Francisca acha. Ah, a Francisca é um anjo disfarçado de caixa de supermercado. Belo disfarce, por sinal. Só vacilou porque, na última vez que a vi, reparei num volume de asa guardada nas suas costas. Então, enquanto registrava as compras, com um sorriso nada guardado, ela disse que não sabia a resposta, não.

Mais que um bom tempo depois, Francisca pergunta se o mistério acabou, como se anjo carecesse de mistério resolvido. E antes que alguma resposta sem serventia interrompa a cena, entre uma garrafa de coca zero e um ramo de manjericão, a moça passa um verso no débito automático. “Lá na roça diz que os ouvidos da gente têm borboletas”.

Se borboleta escuta, ou não, é um mistério que eu realmente não quero esclarecer. Descobrir que ouvido tem borboleta é um privilégio de quem se permite parar.

Hoje eu me permiti. Obrigado, Francisca.

Deixe um comentário

