Estilos de ler, estilos de ver

Estilos de ler, estilos de ver: encantamento, beleza e estranheza na literatura infantil

público:  Professores, bibliotecários, coordenadores pedagógicos, profissionais de ensino, educadores e interessados em geral.

metodologia: Márcio Vassallo provoca debates, gera reflexões, incentiva a troca de experiências e trabalha com dinâmicas para os participantes aprimorarem o senso crítico em relação à leitura, à literatura infantil, ao ofício do educador. Essas atividades também são usadas para quebrar visões estereotipadas que costumamos ter diante de textos, ilustrações e das próprias pessoas. Nesse caso, a quebra de estereótipos e a conexão com as diferenças contribuem para aprendermos cada vez mais a escolher os livros que farão parte da nossa vida, da vida das crianças e dos adolescentes. E contribui para apurarmos o olho e enxergarmos a beleza em pessoas, ambientes e situações que muitas vezes mal percebemos no dia-a-dia.

temas abordados: Como despertar o encantamento pela leitura nos alunos? O que mais costuma afastar as crianças dos livros? Como usar os livros para se aproximar das pessoas, em vez de usar as pessoas para se aproximar dos livros? O que é essencial no desafio de formar leitores? De que forma o universo infantil nos aproxima do que temos de mais autêntico e original? Como escolher os livros ideais para trabalhar em sala de aula? Em que aspectos viver em estado de poesia amansa o nosso coração, aumenta o nosso rendimento profissional e melhora a nossa vida afetiva?

duração: 3h, com intervalo de 15 minutos para um café.

local: Sala de aula.

participantes: No máximo 40 inscritos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s