A beleza compartilhada

“Márcio,

Finalmente, criei coragem para te escrever. Já assisti a uma das tuas palestras, aqui em Porto Alegre, e te confesso que foi a mais linda e emocionante palestra da minha vida. Por isso, adorei saber que agora estás falando de beleza no teu site! De verdade mesmo, os meus dias ficam imensamente mais lindos e eu me torno imensamente mais feliz depois que eu te leio. Neste caso, tu achas que é para isso que serve a beleza, para deixar a gente mais feliz? Eu me lembro que falastes na tua palestra sobre como nós podemos viver em estado de poesia. Se possível, gostaria de te ouvir de novo e repensar no que gostei tanto de escutar. O que é esse estado de poesia e, afinal, para que serve o encantamento na vida da gente?”
– Mariana B. Noronha, publicitária, Porto Alegre, RS.

Mariana,

O teu conterrâneo Mario Quintana escreveu uma vez que o sentimento de beleza tem que ser compartilhado. Então, obrigado por compartilhar comigo o que você sente, viu? E olha, de verdade também, o meu dia ficou imensamente mais lindo e eu me tornei imensamente mais feliz, depois que recebi essa tua mensagem.

Mariana, o encantamento é a conexão com o que existe de mais belo, mais perturbador, mais assombroso, mais poético e mais transformador no cotidiano. Ele é uma das formas mais poderosas que temos de nos aproximar de nós mesmos e de outras pessoas, de nos tornar mais leves, mais perceptivos, mais flexíveis, mais sensíveis, mais desprendidos, mais criativos, mais amorosos, mais lúcidos, mais amansados, mais fortes, mais reparadores, mais ousados, com mais autenticidade, mais compaixão e mais autoestima. Tudo isso é viver em estado de poesia.

Por outro lado, quem vive em estado de poesia também tem raivas, angústias, melancolias, fraquezas, tormentos, enfim, um bocado de emoções e sentimentos negativos, claro. Mas quanto mais nos disponibilizamos para o encantamento; quanto menos tempo perdemos com pensamentos e passos negativos; quanto mais nos disponibilizamos para tudo o que é realmente importante reparar, mais conseguimos dar beleza em nosso dia e transformar experiências e pensamentos ruins em aprendizados inesquecíveis e inspiradores. 

Deixe um comentário

